
Energia solar leva água ao Sertão da Paraíba com os Sistemas Singelos
Objetivo da iniciativa
O governo da Paraíba está implantando 630 Sistemas Singelos de Abastecimento de Água em 63 municípios do sertão e alto sertão, beneficiando aproximadamente 10 comunidades por cidade. O investimento é de R$ 40,5 milhões, financiado com recursos estaduais.
Tecnologia e execução
Cada poço tubular tem cerca de 50 metros de profundidade e é equipado com sistema fotovoltaico (seis painéis solares de 340 W, inversor de 2,2 kW e bomba submersa), capaz de bombear até 2.000 litros por hora. Até o momento, 150 poços já foram perfurados e em processo de implantação.
Impactos comunitários
Além do fornecimento de água potável, a ação elimina a dependência de fontes tradicionais como cataventos ou energia elétrica. Equipamentos como reservatórios de 5 mil litros, chafariz e clorador garantem distribuição eficiente em cada localidade.
Mensagem oficial
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, o programa complementa outras iniciativas hídricas, como o Procase, Cooperar, Água Doce e Água para Todos, reforçando a segurança hídrica no semiárido.
Da Redação.

